1962

Abertura de portas

O Atenas abriu portas em 1962, na Rua Lourenço Almeida Azevedo, onde, até então, funcionava uma mercearia. Dono de várias roças de café em Angola e recém-chegado a Coimbra, João Cândido Figueiredo, natural de Castro Daire e ex-proprietário do Café Angola, em Gaia, foi o responsável pela abertura do estabelecimento que viria a tornar-se um das cervejarias mais conhecidas da cidade.


1963

Casal Quaresma

Empregado de João Cândido Figueiredo no Café Angola, antes de passar por casas de prestígio na cidade do Porto, Acácio Quaresma manteve-se sempre como “homem de confiança”. Em 1963, recém-casado com Adelaide, aceitou a gerência do Atenas, estipulada para três anos e prorrogável por igual período. Ficaram 30 anos, com a última década já só com Adelaide, depois da morte de Acácio em 1983.


1969

Queima das Fitas

O Atenas viu crescer a Queima das Fitas, que, em pouco tempo, alcançou fama nacional e depressa transpôs fronteiras. Por se situar ao fundo das escadas que levam à Escola Secundária José Falcão, que, durante décadas, recebeu o Baile de Gala das Faculdades, o Atenas era ponto de encontro durante a semana académica, em particular aquando da realização do Baile de Gala e do Chá Dançante.


1970

Tradição cervejeira

Os finos fazem parte da história do Atenas e de muitos dos que passaram por Coimbra. A cidade dos estudantes tem tradição cervejeira, pois foi onde operou, até 2002, na zona norte da cidade, a Fábrica de Cervejas de Coimbra. Durante mais de meio século, aqui foram produzidas duas conceituadas marcas: a Topázio (branca) e a Onix (preta).


1974

Café para estudar

Adelaide Quaresma definiu o Atenas como “um café de estudantes e para estudar”. As mesas tinham mesmo uma base, onde podiam ser colocados livros e sebentas. Num tempo em que a vida académica e coimbrã acontecia na Alta, o Atenas era quase sempre o ponto de encontro escolhido. José Afonso e António Bernardino, duas das grandes vozes da Canção de Coimbra, eram clientes assíduos.


2002

José Quintans

Em 2002, chegou a hora de José Quintans ficar com a concessão do Atenas, onde trabalhava desde 1998. Tinha experiência acumulada no setor, onde exercia funções desde os 15 anos, tendo passado por diferentes experiências e estabelecimentos, incluindo todas as cervejarias conceituadas da Alta e da Baixa de Coimbra. Portugal e a Europa também estavam a mudar, com a adesão à moeda única.


2016

Certificado de Excelência 2016


2020

Tripadvisor Travellers' Choice 2020